Um post motivacional.

Sim, hoje é meu aniversário. Exatamente as 11 horas da manhã de hoje, completo 23 anos de vida. Fazem vinte e três “desde o instante em que nasci”.

Se for contar “apartir de quando eu me lembro”, teria que adiar a contagem, para depois dos 12 anos.. pois realmente antes disso, é tudo muito vago nas minhas memórias.

Comecei a trabalhar com 16 anos. Estagiário Técnico na Porto Seguro – Proteção Patrimonial.

Então, se fosse contar apartir daí, a minha “vida profissional”, seria de apenas 7 anos. Não trabalhei direto, desde então.. logo podemos contar algumas “férias”(entre um lugar e outro). Somando, seriam oficialmente:

1 ano como estagiário +

6 meses como assistente de manutenção de micros em campo +

2 anos e meio para uma agência web(sem férias durante esse período) +

quase 1 ano agora, no trabalho atual.

São 5 anos ao todo. Então posso dizer que “a minha carreira”, soma 5 anos. Isso não me parece “tão pouco assim”. É mais que 20% do meu tempo de vida total, e quase 50% da “vida, desde que eu me lembro”.

Cresci profissionalmente neste período. E não me refiro a dizer que “estou ganhando mais”.

Sim, estou, mas não é somente isso que importa. Como estagiário, meu salário era de 2.48 por hora. Com algumas horas extras, eu tirava R$200.00 líquidos no fim de cada mês.

Mas não é isso que significou “crescer” para mim.

Quando digo que quero evoluir, significa que antes eu “imprimia folhas de monitoramento das rotas dos caminhões, fazia cadastros no access, elaborava planilhas e bds para otimizar o trabalho, …”, e agora eu trabalho programando sites. Analisando rotinas lógicas, desenvolvendo scripts, testando, controlando versão com GIT, garantindo semântica da marcação, garantindo uma degração graciosa, e o máximo de compatibilidade crossbrowser possível..

Sim, eu cresci. O meu trabalho atual exige muito mais de mim, do que o meu primeiro. Em cada um deles, cada vez que mudei foi assim.

O dinheiro é apenas consequência.
Melhor salário vem junto com o seu merecimento por ele.

Ninguém merece ganhar mais, se continuar fazendo o mesmo de sempre. Se nesses 5 anos, eu ainda estivesse “imprimindo folhas”, eu não teria evoluído como profissional. Teria muito menos experiência e conhecimento sobre “outros assuntos”..

Esta é a minha definição de “crescer”. Sucesso profissional para mim, é não parar de evoluir. Não estacionar.

Estar contente com o que faz. Fazer o melhor. Errar. Corrigir. Diminuir os erros. Continuar melhorando progressivamente, e então quebrar todos os paradigmas e recomeçar. Sou movido a desafios.

Puxe a responsabilidade para ti. E acredite que a situação profissional em que você se encontra, se deve exclusivamente por sua própria culpa. Culpe a si mesmo. E se vanglorie nas suas vitórias.

Não queira ser melhor que seu colega. Seja melhor que você mesmo. Supere seus limites, as suas barreiras são impostas por você mesmo. Não se limite.

Fazer “mais do mesmo” todos os dias é muito fácil e muito cômodo. Porém é o “preguiçoso”, e nada mais que apenas a tua obrigação mínima. Aquele que “faz oque mandam”, é o funcionário que justifica o salário. Nem mais e nem menos.

É para isso que ele recebe.

Aquele que não faz direito nem oque lhe pedem, não justifica e nem mereceria estar ganhando oque está. O problema, é que os que estão nessa situação, parecem não perceber, pois deveriam voltar um passo.

Aquele que cumpre o seu papel com excelência, e sempre procura “o algo a mais”, merece reconhecimento.

Reconhecimento não é apenas “números positivos maiores no extrato depois do dia 5”. Reconhecimento é um “Parabéns !”, é um “foi ele quem fez isso”, é um “essa solução ficou ótima”, é atribuir mais a este funcionário. Exigir mais dele.

O dinheiro virá, tem que vir. Se a empresa fizer o reconhecimento “motivacional” e com “mais trabalho”, porém não aumentar os ganhos, então este funcionário deve trocar de trabalho. Tão simples quanto isso.

Não fique em um lugar onde seus esforços não são reconhecidos. Entretanto, tenha certeza de que vc está se esforçando, e merece realmente o que acha que merece.

Estou feliz onde estou. Porém aprendi que nunca devo ficar satisfeito com o que eu faço, e com o que eu ganho. Quero fazer melhor, e quero ganhar mais. Sempre.

E para você ? o que é crescer profissionalmente ?