Já faz um tempo que li este.

Mas não posso deixar de ‘recomendá-lo’. O autor, Carlos Poderoso, é bem didático e a leitura flui super bem.

O livro começa com um breve histórico sobre a criação da linguagem SQL. Importante para entendermos o contexto, e nos darmos conta da importância dessa linguagem. A SQL possui diversas ‘versões’, SQL-86 (lançada em 1986), SQL-92 e SQL-99 conhecida como SQL3, versão que define um modelo de banco objeto-relacional.

A maioria dos bancos atuais, ainda não implementam todas as funcionalidades das versões mais recentes dessas especificações. O autor deixa bem claro, o que já temos pronto para usar, e note: não é pouca coisa.

SQL não é uma linguagem autônoma e nem procedural. Deixando de lado as diferenças entre bancos que implementam essa linguagem, um dos pontos principais do livro, é algo que todo desenvolvedor deveria saber: planejamento do banco de dados.

Algumas coisas são básicas, porém sem a base teórica, fazemos por impulso e podemos nos perder no meio do caminho.

O livro define e muito bem as 5 Formas Normais. Importantes para o projeto de qualquer sistema, pois é uma forma ‘científica’ de modelar os dados. Vale a pena ler com muita atenção os tópicos sobre Normalização de Dados, assim como o texto seguinte sobre comandos básicos, pois explorando ao máximo o poder das consultas, subconsultas, grupos, visões, não vamos precisar resolver na aplicação, o que deve ser responsabilidade da camada do banco de dados.

Recomendo este livro, sem nenhuma ressalva. É bem completo.

E vc? já leu ? me indica algum outro ?