Desenvolvimento de briefing com a equipe.

Em um projeto que envolve animações complexas e formatos diferenciados, o html5 atende um mix de características para montar idéias de forma inteligente e funcional, porém este resultado depende do processo de trabalho, para ser mais especifico, depende da forma que o desenvolvedor, o designer e o AI estão trabalhando.

Qual é a diferença básica de processo?

1- O “time”

Normalmente o processo segue uma linha de produção com participações de todos em forma de validações, o famoso “Dá pra fazer assim?”. Em um projeto utilizando html 5 é necessário que as ideias sejam desenvolvidas em conjunto, formando um conjunto de especificações que apenas um braço desta equipe não conseguiria fornecer.

Quais navegadores vamos atender?

Onde vamos usar CSS3 ou JS?

Baseado na ordem das informações, quais são as prioridades em relação ao peso de cada bloco de imagens?

Por ser uma tecnologia nova, quais são as áreas que podem ser sacrificadas com a mudança de um navegador para o outro?

Estas dúvidas que em um projeto web são naturalmente resolvidas no decorrer da coisa, se tornam fatores importantes para fazer o orçamento de horas e recursos empregados no projeto, pois sabemos o quanto os gargalos atrapalham o lucro de uma agência ou produtora digital.

2- O material de especificação

O Layout passa a ter novas camadas, virando um híbrido entre layout e storyboard, novas preocupações aparecem , como a quantidade de movimentos e o quanto isso gera processos.

O importante em definir navegadores prioritários antes desta etapa é identificar os diferentes comportamentos da aplicação e geral protótipos com cada uma delas, o site pode se comportar de forma mais simples em navegadores mais antigos.