Produtividade: Faça uma coisa por dia, apenas uma, todo dia

checklist-produtividade
Quantas pequenas ou grandes “coisas”, você já deixou de fazer ? Prometeu que ajudaria alguém, ou que investiria um tempo naquele projeto pessoal, e foi empurrando, adiando, até que já faz mais de um mês e ainda não terminou (e outras nem começou ainda)..

A sensação de chegar ao final do dia e pensar que eu não fiz nada de útil, que apenas fui levado pela rotina estava me incomodando a um ponto que eu não poderia mais deixar isso acontecer.

Foi ai que resolvi pensar como programador, e resolver um problema grande fatorando em diversos problemas menores.

Uma coisa por dia

E tudo começa com a iniciativa. A vontade de fazer.
O significado de “uma coisa por dia” é fazer algo todo dia. E não passar nenhum dia sem ter feito qualquer coisa que te deixe feliz, que te faça sentir realizado ao deitar a cabeça no travesseiro.

Quando eu comecei, fiz um checklist inicial de coisas que eu já deveria ter terminado, e de outras futuras. Adicionei tantos itens, e percebi que eu realmente não estava fazendo direito nem o que eu queria, e nem as coisas que me levarão a atingir o meu objetivo pessoal e profissional.

Chega!

Eu me vi assumindo mais responsabilidades do que era capaz de dar conta, e isso me fazia deixar de fazer os compromissos assumidos anteriormente, e não ter nem ânimo de começar os novos. É um ciclo, onde de tanta coisa para fazer, vc não faz nada.

Não assuma nada novo até ter resolvido o que você já se dispôs a fazer.

Por que deixamos de fazer?

Já parou para pensar nesse por quê? Os motivos são muitos, desde falta de ânimo até não lembrar. Por isso que a idéia de se controlar, e agendar tudo o que importa, faz tanta diferença.

Mas não olhe para a lista depois dos itens estarem completados, não importa quantos você já fez, importa quantos você ainda tem para fazer, e como você se sente no final do dia.

Falta de tempo ou de dinheiro também são “desculpas” recorrentes. Nisso eu percebi que na verdade, o real problema era a falta de organizar o tempo e o dinheiro.
Não é que eu precise de um aumento de salário, mas sim que eu necessito gastar melhor e controlar com o que gasto. O mesmo vale para “o tempo”.

Lógico que um aumento é bem-vindo, mas se eu não sei administrar o meu dinheiro atual, também não saberei administrar se eu receber mais.

“Tempo” pode ser um pouquinho mais complicado, porque certamente você vai alegar que o dia de 24 horas não é suficiente. Mas lembre-se de quantos dias e quantas horas vc ficou sem fazer nada, ou dormiu mais do que precisava e queria…

Assuma compromissos com você mesmo

Tanto faz a ferramenta, o que importa mesmo é o comprometimento. Se você vai se organizar com um lápis e papel, com um checklist no cloud, com um app de produtividade ou se vai utilizar alguma metodologia, nada importa mais do que o comprometimento com você mesmo.

Estou usando o Reminder que integra meu Mac com o iPhone. Agendo um dia e horário para uma tarefa, e sou lembrado quando ela chega.

Já coloquei coisas como: levar o lixo para fora, colocar tal item dentro do carro, escrever um post de review sobre um livro, alimentar a planilha de controle de gastos (esta está agendada para repetir toda sexta-feira)…

Re-agende

Comecei a aplicar realmente dia 6 de fevereiro. Ainda assim, já houveram tasks que eu tive que re-agendar para o dia seguinte. E nele eu realmente fiz, pois o checklist não me deixou esquecer o que eu tinha para fazer.

Sinta-se realizado

Todos temos mais de uma coisa para fazer por dia. E não é disso que estou falando. Estou falando em fazer uma coisa que te deixe feliz, que te faça terminar o dia com o sentimento de dever cumprido. Que te agregue felicidade.

Apenas acordar, ir trabalhar, almoçar, voltar para casa e dormir, não é nem de longe tudo o que quero da minha vida.

Acorde cedo

E acorde com o pensamento: meu dia vai ser ótimo hoje. Tenho tantas coisas para fazer, mas sei quais e em qual ordem irei completá-las. Sei que é possível, e isso me fará melhor e mais próximo do meu objetivo.

=)

E você ? Está feliz com o que tem feito ?
Quer tentar seguir essa minha idéia ? se precisar de algo, pergunte-me como.

Referências

365 nuncas: Faça uma coisa diferente todo o dia do ano
Publicitário cria projeto pra fazer uma coisa boa por dia durante 21 dias

7 Comments

  1. Isso é fato eu tb estava assim, agora vou mudar e virar um resolvedor!

  2. Sabe que já pensei e fazer isso, mas nunca consegui por falta de organização…que coisa…
    Mas vou iniciar..valeu por compartilhar

  3. Boa Willian, vou aplicar isso hoje. Abraço

  4. Alisson D. Bovenzo

    fevereiro 10, 2014 at 17:52

    Sensacional! vou começar hoje, eu estava tanto procrastinando quanto acordando tarde

  5. Parabéns pelo post, aqui na empresa temos um gerente de projetos que no qual nos ajuda a organizar as tarefas a serem feitas, mas não como executá-las no dia a dia.

    E talvez uma metodologia como Scrum, Agile ajude nosso dia a dia ficar mais produtivo.

  6. Nossa, excelente post…Parabéns Bruno.

  7. Parabéns pelo post, aliás parabéns pelo blog.
    Acompanho sua colaboração em várias fóruns e espero que um dia me torne tão boa programadora como você.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*