Faço parte do lado xiita da força. Sempre vejo pessoas perguntando sobre editores, especialmente sobre o DreamWeaver. Resolvi escrever aqui no blog.(pois este é o meu espaço, e posso mostrar opiniões que foram interpretadas como ofenças no fórum). Fiz uma busca [dessa vez foi superficial], e achei este texto, bem interessante.

Ta aí um cara que eu respeito.

Descrição do site da Adobe:

O que é o Dreamweaver?

O Adobe® Dreamweaver® CS5.5 é o software de criação e edição líder da Web que fornece recursos em nível visual e de código para criar sites baseados em padrões e designs para desktops, smartphones, tablets e outros dispositivos.

Para mim, o DW, é um deserviço para a comunidade de desenvolvedores.

Aqueles que usam esse software em [Modo Code], vão querer me crucificar. Mas para esses eu apenas pergunto:

E por que não outro IDE [de verdade], no lugar do DreamWeaver ?

Prefiro me manter como purista e radical, do que ser ‘moderado’, sobre esse assunto.

Falo para aqueles que estão começando e optaram por um editor desse tipo, para aqueles que ‘gostam’ do [Modo Visual], e para aqueles que nunca se questionaram, se deveriam ou não tentar outro editor.

Ninguém navega na internet, nem visita sites através do ‘visualizador’. O que é mostrado ali, não condiz com a realidade dos browsers. Inútil ‘fazer aparecer certo’ no visualizador do DW, se o que realmente importa é como vai ficar no ie, no firefox, no chrome..

Os códigos gerados são porcos, feios e sujos. Seja para javascript, para php, para HTML, ou qualquer outra linguagem que nem quero ver o DW tentar fazer. Repito aqui: códigos devem ser escritos para humanos.

Recursos demais, atrapalham o teu desenvolvimento pessoal como programador. Conheço pessoas tão acostumadas com o autocompletar dos editores, que sem isso se perdem, e nem conseguem fazer coisas simples.

Não devemos ser ‘escravos’ de nenhuma ferramenta, e nem de nenhum recurso. Para mim, desenvolvedores devem ser capazes de trabalhar, até sem highlight. Sempre digitei todas as minhas tags na mão, inclusive o fechamento delas. Não dependo desse recurso.

O coda, possui um autocomplete, que as vezes me atrapalha.

Já fiz freela presencial para uma agência, onde o único editor que eles tinham na máquina era o famigerado DW. Usei, sem problemas, apesar de não gostar. Para mim era peso em demasia, já que não uso efetivamente nem 10% dos botões dele.

No caso dessa agência em particular, usavam o DW em modo código, mas quando algum projeto estava ‘muito apertado’, eles tinham a coragem de mudar para o Visual, fazer e entregar, tudo de ‘forma rápida’, visando a ‘produtividade’.

Neste instante, eles adotaram a metodologia dos CQPs [Caras que Programam]. Só que de uma forma ainda pior: era o editor que estava programando por eles !

Não existe só o DreamWeaver de Editor “Oque vc vê, é oque vc tem”. FrontPage, e até o Word, te possibilitam ‘criar sites’. Porém não usamos isso mais hoje em dia, pois não vale a pena ‘entregar logo’, se num futuro não distante, teremos que dar manutenção no monstro que o ‘WYS’(Visual) criou pra gente.

É a mesma questão do uso de frameworks. Depende do teu nível de conhecimento.

Aprenda bem e entenda antes de usar. Não seja dominado, nem dependente, e nem escravo.