Não tenha medo do código
Não tenha medo de códigos ! Não tenha medo de códigos ! Não tenha medo de códigos !
Pois é.
Sei que não é fácil continuar o trabalho de alguém. Pegar um daqueles macarrões(emarranhados), ainda mais se ele tiver sido escrito por um ou vários CQPs.
Porém, um dos primeiros passos é não ter medo.
Missão dada é missão comprida. Não tenha medo de tentar, pois não tentar já é um erro.
Agora, transporte esse pensamento para o teu próprio código. Não deixe que ele te faça ter medo.
Já expus aqui no blog que penso sobre a maneira com qual devemos programar.
Porém foi algo ainda mais sutil que me fez querer escrever este post.
Não tenha medo dos plugins! Não tenha medo!
Sério. Não tenha medo do core do WordPress, do core do Joomla, da versão não minify do jQuery, ou daquele lightbox superbacana.. Retire esse bloqueio da tua mente.
É apenas código. Leia.
Não raramente, você pode encontrar ‘aquela solução ninja‘, só de apenas ter paciência para decifrar o intocado. Além do que, se é algo ‘renomado’ que várias pessoas usam, e já está ‘estável’, ‘popular’, e na enésima versão, então é provavel que tenha sido bem escrito.
Você pode aprender e muito com ele. Assim, sem compromisso.
Este é um nível acima, depois de começar a criar os teus próprios plugins jQuery, por exemplo, você deve começar a aperfeiçoa-los, refatorá-los, otimizar, melhorar performance, deixar mais robusto, expansível.
Imaginou ne!?
Pois é, é dessa forma que acredito que o conhecimento é construído. Num primeiro momento, apenas usávamos essas ferramentas, sem nos importar como foram feitas, e naquele instante, nem mesmo tinhamos cacife suficiente para entender.
Depois, melhoramos, e começamos a escrever nossos próprios, intercalando lógico, com o uso de alguns prontos, dos quais nem passamos o olho pelo fonte.
Agora o momento é de descobrir, de aprender com oque está pronto. Sabe aquele callback, superbacana que o Fancybox te deu ? pois é, que tal deixar essa opção no plugin que vc criou ?
Sim meus caros, nem tudo está nos tutorais. Apesar da crescente onda de blogueiros, e dos mais diversos materias que temos espalhados pela web, nem tudo está lá. E boa parte do que está, não tem qualidade.. tome cuidado.
Eu disse para não temer os códigos, afinal estes devem ser escritos para humanos lerem. As máquinas apenas os executarão. Tenha medo é dos tutoriais. Leia com olhar crítico.
Nem tudo oque circula é bom. Se vc não se sentir acanhado, será capaz de indagar, de realmente decidir por si só, se o que você leu, era bom ou não.