Esse post é uma espécie de linha cronológica. Destinado a quem possa interessar.

O Miguel, pediu para que eu contasse como ‘comecei’.

Ensino Médio

Começou enquanto eu ainda estava no Ensino Médio. Já não me lembro bem o motivo, mas eu estudei html por conta própria. Li diversas apostilas. Algumas até mais de uma vez.

Foi um processo lento. Estudei, li sobre cada tag, mas nunca consegui fazer nada. A tag <table> não entrava na minha cabeça, me parecia ser absurdo fazer um site com elas. Abandonei por um tempo, pois não estava chegando a lugar nenhum, e como citei ‘foi um processo demorado’.

Passei então no vestibulinho do Guaracy, para cursar Técnico em Eletrônica.

Nesse mesmo período, fiz curso de informática na SOS Computadores. Cursos básicos, Pacote Office, Corel Draw, Photoshop, Page Maker.. curiosamente, retirei da grade os cursos de web (flash, dreamweaver..) e não fiz nenhum da área.[Acredito que foi a decisão mais acertada que tomei].

Técnico em Eletrônica

Tive aulas de lógica, de lógica de programação. Fiz Mapas de Karnaugh, fiz algorítmos no papel..

Uma das disciplinas, me levou para o laboratório, e então vi Assembly!

Programei nessa linguagem por conta dos microcontroladores. Os dispositivos, precisavam de CIs inteligentes, capazes de receber entradas(push buttons), e executar instruções . Um dos projetos compilados em assembler, era um contador de truco. Este somava +1, +3, -1, mostrava mensagens na tela do display, e possuia um display para cada dupla(ou jogador) de truco.

Tive aula de Linguagem C. Puro. Compilado no TurboC. Eu não era o melhor, mas de longe essas eram as minhas melhores matérias.

Me formei, terminei o ensino médio, e então veio o vestibular.

Faculdade

Sou chato, ranzinza, e sempre gostei de poucas coisas. Prestei vestibular na USP para Licenciatura em Matemática, tendo escolhido Lic Física como segunda opção. Afinal, era a minha única escolha óbvia, já que no período escolar, a única disciplina que eu gostava era Matemática.

Já tinha desencanado do sonho, afinal, mesmo tendo feito a segunda fase, a USP já havia divulgado a lista da segunda chamada, e nada do meu nome estar entre os convocados. Enfim, na terceira lista, e eu fui chamado!

Saí direto do Ensino Médio/Técnico, para a terceira chamada! Só que a vaga era para Lic em Física.

Tudo bem, era USP! E eu passei porra!

Licenciatura em Física

Não era bem o que eu queria. Porém foi bem importante, pois tive aulas de Java. Numa disciplina que estranhamente se chamava: Introdução a ciência da programação e orientação a objetos para Licenciatura em Java.(ou algo assim, lembro que o nome era gigantesco). MAC 110.

Adorei cursar. Foi a minha melhor média no curso. As provas eram escritas. Criar um programa que resolva tal situação, e ‘compilar ele’. Essa era uma idéia muito bacana. O professor nos ensinou a fingir ser o compilador.

Em aula, líamos linha por linha do programa, anotando o resultado das variáveis. Se tivesse um loop, 3~5 voltas, iterávamos por cada volta com os olhos, lendo o programa, e anotando numa tabela, o resultado atual de cada variável.

Esse sistema, me deu uma boa noção do que é debugar. Depois disso, aprendi a fazer testes. Testes unitários e automatizados.

Tudo bem básico. Uma classe que instanciava o meu programa, dava um valor de entrada, e verificava se o valor de saída da classe a ser testada, batia com o que eu esperava.

Nesse momento, eu estava ‘desesperado’, pois precisava trabalhar. Eu havia estagiado na época do Técnico, porém, não me deu nenhuma experiência, já que eu apenas ‘imprimia folhas’, no departamento de Proteção Patrimonial da Porto Seguro (rastreamento de cargas). Vi que HTML não estava me levando a lugar nenhum, e entre a lista de cursos do Senac, o que mais chamou a minha atenção foi: Desenvolvimento Web com PHP e MySQL. Fiz o curso. Bem básico, e senti dificuldades por não saber html direito.

Resolvi parar de me enganar. E após ficar 1 ano cursando física, prestei Fuvest novamente, pois eu gostava mais da Matemática que tinha na Física, do que da Física em si. Passei, novamente sem cursinho. E dessa vez, na primeira chamada.

Licenciatura em Matemática

‘Jubilei’, por conta da nova matrícula.

Na virada do ano, comprei o livro do Maujor. Estudei css. Eu já havia tentado antes, porém sem muito sucesso. Só depois de ter devorado em 2 dias o livrocss, foi que cheguei a algum lugar, e me senti apto a trabalhar com web.

Comecei a participar do Fórum iMasters. Primeiro com perguntas super toscas, e depois fui melhorando, respondendo os outros, aprendendo com as dúvidas. Até que..

Primeiro Freela

Poxa, fiquei super empolgado. Finalmente eu começaria a ganhar dinheiro. Fechei o trabalho por R$15,00.

Eu não tinha noção nenhuma, e afinal de contas, era o meu primeiro trabalho web!

Eu já estava bem melhor, e quando resolvi cobrar um pouquinho mais, levei 2 calotes. No total, eram 7 páginas, cobrei se não me engano, R$150,00.

Okay, dei azar, vacilei. Porém me rendeu uma boa experiência. Continei no fórum, fiz um freela bem sucedido, e ‘bem pago’, para a Carol Kadix.

Daí em diante continuei com os freelas. Dei manutenção em um sistema de controle financeiro de um buffet do Rio de Janeiro.

Até que uma amiga, me indicou para trabalhar em uma agência web na Zona Norte.

Agência Web

Fiz entrevista, conversei com o dono, e comecei a trabalhar. Parecia tudo muito legal, a agência era pequena, e me deu uma boa experiência. Cheguei a fazer 3~4 sites por semana. Muitos recortes css. Muitos sistemas. Módulo de notícias, album de foto, pequeno sistema de fórum, um gerenciador cms próprio..

Ritmo de agência. Paulera. Correria. Entrega, entrega, entrega. Um projeto atrás do outro. Muitos formulários.

Comecei a melhorar com os freelas. Afinal, eu ainda estava na faculdade, e trabalhava Home Office, por conta da distância entre a minha casa, faculdade e agência.

Tive que aprender javascript. Não tinha para onde fugir. Tudo precisava. Eu tinha alguma noção básica, e muito da programação que tive no técnico e na faculdade me ajudaram nisso.

Implementei Tableless nessa agência, elevei o nível dos sistemas de lá. Finalmente entreguei as primeiras lojas virtuais, utilizando OpenCart(antes disso, a agência só tinha tido frustações). Não era o suficiente, eu queria mais.

Um freela grande – Santa Efigenia

Peguei finalmente, um freela de respeito. Um site sobre a Santa Efigenia. Eu estava melhorando, estudando MVC, e Orientação a Objetos.

Coincidentemente, nessa época, eu estava estudando jQuery. Dando os meus primeiros passos com ajax.

Pedi 45 dias de prazo. Estudei durante 30 dias, comprei um livro de sql, e um de php OO. Desenvolvi todo o sistema que está no ar até hoje, nos últimos 15 dias do prazo. Ficou bom.

Outros freelas

Eu ainda estava na agência. Fiz um sistema de notícias para uma cidade do Mato Grosso do Sul. Revendi o mesmo sistema para um portal de empresas da área do aço. Consegui comprar um notebook com isso.

Nunca parar

Meu salário na agência já estava ficando pequeno. Sempre tive facilidade com entrevistas, de 10, apenas uma eu não era chamado. Porém, o horário da faculdade não me deixava trocar de trabalho.

Dei um basta, eu precisava melhorar. Já estava estagnando na agência. Fiquei lá dois anos e meio. Até dezembro de 2010.

Pedi as contas. Foi complicado, perdi uma grana nisso(não tirei e não recebi pelas férias, nem as que atrazaram).

Um amigo, me passou um link do blog da Locaweb. Uma vaga para FrontEnd.

Fiz um freela de uma semana em uma das agências que eu havia recusado a vaga de programador.

Freela de uma semana

Foi muito bom trabalhar com pessoas. Afinal, na primeira agência, além de eu fazer home office(e ficar sozinho em casa), eu era o único desenvolvedor, já que além de mim, o outro funcionário era designer.

E então, que nessa semana, recebi o resultado da minha entrevista na Locaweb. Eu passei. Me chamaram.

Oras, eu programava php, javascript, porém a vaga era para apena FrontEnd. Nenhum problema para mim. Já que, comecei como Front, e me especializei nisso.

O salário, era melhor do que oque eu ganhava na agência. E perto da minha casa.

Estou lá até hoje. Acabei de completar 7 meses como Locaweber.

Futuro

É incerto. Não sei. Só sei que continuo estudando. Comprando livros, indo a cursos, palestras, respondendo dúvidas no iMasters.

Fazendo faculdade de Matemática, e escrevendo aqui no blog.