Fórum de Tecnologia não é HelpDesk
Ninguém que participa do fórum ganha para resolver o seu problema.
Ninguém que está lá possui obrigação de qualquer coisa.
Você não paga nada!
A menos que você seja sincero e honesto desde o começo, e contrate um freelancer, você não está pagando por nada. E qualquer ajuda que você receba, é lucro. Afinal foi um outro profissional compartilhando conhecimento, informação e o tempo dele.
Tenha isso em Mente. Não é um produto no qual você tem ‘o direito de receber a melhor resposta do mundo’. É uma sociedade que se ajuda mutuamente e se mantém.
Os fóruns tentam ganhar o dinheiro deles, com patrocínios, emails marketings, banners. Talvez seja novidade para você, mas: isso não é dividido com a equipe de moderação. Mas sim usado para manter a infraestrutura, ou dar lucro/visibilidade para a empresa por trás dele.
Não curtiu a poluição ? Critique a mantedora da ferramenta, e não os usuários.
Se quer ajuda, então ajude!
E você? Está do lado chupim ? que só pergunta, e espera que o fórum faça o teu trabalho? resolva a tua dúvida?
Ou está do lado que discute, pergunta, responde, tenta fazer ?
Jogar um código imenso, não indentado, não explicar direito, ou nem avisar qual foi o erro, não ajuda quem for tentar te ajudar.
Fazer UP no tópico
Estão demorando para responder. Mas e o que você fez nesse meio tempo ?
Ajudou outros usuários ? Afinal, se ninguém sabe tudo, também é verdade que todo mundo sabe alguma coisa.
Continuou tentando, procurando, e pesquisando ?
Lembre-se que um fórum não existe sem a comunidade que o apoia. Sem as pessoas, não passa de um software com banco de dados, que aliás estaria vazio e não valeria de nada, se não fossem pessoas como você, perguntando e respondendo, discutindo e debatendo, para popular a base.
Não atrapalhe
Pode ser urgente para você, mas nem por isso é urgente para os outros usuários. E a tua urgência não vai acelerar nada. Não flood.
Eu mesmo pulo alguns tópicos quando vejo que o meu conhecimento sobre aquele assunto não é suficiente para ajudar o membro em questão.
Ou então foi postado por algum membro folgado que espera que peguemos na mão dele, sem que ele precise ao menos pensar.
Não meta o bedelho onde não é chamado, afinal ficar chutando soluções sem saber que irão funcionar, não é discutir e nem saudável. Atrapalha a equipe de moderação, e atrapalha o usuário com dúvida, atrapalha a tua reputação.
Tenha conciência
Nenhum relis mortal sabe tudo. Tenha isso em mente. Não importa quem você acha que seja, se entrou num fórum para tirar uma dúvida, tenha a humildade de acolher as respostas, e se é você está com dúvidas, então não adianta de nada quem você acha que é.
Talvez ninguém que esteja lá possua o conhecimento necessário para te ajudar. Sim, é possível isso.
“Não sei nada do assunto”
Ahh.. bacana você é iniciante ?
Estude. Se você não nunca deixará de ser iniciante. Vá atrás por si só. Copiar e colar códigos que você não faz a menor idéia do que fazem, e nem faz a menor questão de decifrá-los, não te qualifica como ‘programador’.
Já disse, o que para mim são Caras que programam. Se toque, não seja assim.
Todos nós já fomos iniciantes um dia. Eu ainda continuo sendo, até hoje.
Não é a sua área ? você é designer, dono de agência, então não espere que lhe façam de graça oque vc irá receber dinheiro quando entregar.
Não tem tempo de aprender?
Contrate alguém que seja capaz de desenvolver no prazo. Não é vergonha admitir as próprias limitações. Vergonha é ser arrogante a ponto de achar que sabe tudo, ou não aceitar | entender oque lhe é proposto. |
As vezes postamos soluções, ou desenvolvemos scripts simples para ajudar quem precisa e pergunta. Porém essa não é a rotina. Não deveria ser regra. Mostre interesse, a obrigação é tua e não da comunidade. (incrível como algumas pessoas se esquecem disso).
Use os fóruns sabiamente. São ótimas fontes de informação. Respeite os outros usuários. E lembre-se: “A comunidade se mantém.”