Fórum de Tecnologia não é HelpDesk
Ninguém que participa do fórum ganha para resolver o seu problema.
Ninguém que está lá possui obrigação de qualquer coisa.
Você não paga nada!
A menos que você seja sincero e honesto desde o começo, e contrate um freelancer, você não está pagando por nada. E qualquer ajuda que você receba, é lucro. Afinal foi um outro profissional compartilhando conhecimento, informação e o tempo dele.
Tenha isso em Mente. Não é um produto no qual você tem ‘o direito de receber a melhor resposta do mundo’. É uma sociedade que se ajuda mutuamente e se mantém.
Os fóruns tentam ganhar o dinheiro deles, com patrocínios, emails marketings, banners. Talvez seja novidade para você, mas: isso não é dividido com a equipe de moderação. Mas sim usado para manter a infraestrutura, ou dar lucro/visibilidade para a empresa por trás dele.
Não curtiu a poluição ? Critique a mantedora da ferramenta, e não os usuários.
Se quer ajuda, então ajude!
E você? Está do lado chupim ? que só pergunta, e espera que o fórum faça o teu trabalho? resolva a tua dúvida?
Ou está do lado que discute, pergunta, responde, tenta fazer ?
Jogar um código imenso, não indentado, não explicar direito, ou nem avisar qual foi o erro, não ajuda quem for tentar te ajudar.
Fazer UP no tópico
Estão demorando para responder. Mas e o que você fez nesse meio tempo ?
Ajudou outros usuários ? Afinal, se ninguém sabe tudo, também é verdade que todo mundo sabe alguma coisa.
Continuou tentando, procurando, e pesquisando ?
Lembre-se que um fórum não existe sem a comunidade que o apoia. Sem as pessoas, não passa de um software com banco de dados, que aliás estaria vazio e não valeria de nada, se não fossem pessoas como você, perguntando e respondendo, discutindo e debatendo, para popular a base.
Não atrapalhe
Pode ser urgente para você, mas nem por isso é urgente para os outros usuários. E a tua urgência não vai acelerar nada. Não flood.
Eu mesmo pulo alguns tópicos quando vejo que o meu conhecimento sobre aquele assunto não é suficiente para ajudar o membro em questão.
Ou então foi postado por algum membro folgado que espera que peguemos na mão dele, sem que ele precise ao menos pensar.
Não meta o bedelho onde não é chamado, afinal ficar chutando soluções sem saber que irão funcionar, não é discutir e nem saudável. Atrapalha a equipe de moderação, e atrapalha o usuário com dúvida, atrapalha a tua reputação.
Tenha conciência
Nenhum relis mortal sabe tudo. Tenha isso em mente. Não importa quem você acha que seja, se entrou num fórum para tirar uma dúvida, tenha a humildade de acolher as respostas, e se é você está com dúvidas, então não adianta de nada quem você acha que é.
Talvez ninguém que esteja lá possua o conhecimento necessário para te ajudar. Sim, é possível isso.
“Não sei nada do assunto”
Ahh.. bacana você é iniciante ?
Estude. Se você não nunca deixará de ser iniciante. Vá atrás por si só. Copiar e colar códigos que você não faz a menor idéia do que fazem, e nem faz a menor questão de decifrá-los, não te qualifica como ‘programador’.
Já disse, o que para mim são Caras que programam. Se toque, não seja assim.
Todos nós já fomos iniciantes um dia. Eu ainda continuo sendo, até hoje.
Não é a sua área ? você é designer, dono de agência, então não espere que lhe façam de graça oque vc irá receber dinheiro quando entregar.
Não tem tempo de aprender?
| Contrate alguém que seja capaz de desenvolver no prazo. Não é vergonha admitir as próprias limitações. Vergonha é ser arrogante a ponto de achar que sabe tudo, ou não aceitar | entender oque lhe é proposto. |
As vezes postamos soluções, ou desenvolvemos scripts simples para ajudar quem precisa e pergunta. Porém essa não é a rotina. Não deveria ser regra. Mostre interesse, a obrigação é tua e não da comunidade. (incrível como algumas pessoas se esquecem disso).
Use os fóruns sabiamente. São ótimas fontes de informação. Respeite os outros usuários. E lembre-se: “A comunidade se mantém.”