Review Livro: HTML5 A linguagem de marcação que revolucionou a web
Mais um dos livros do Dinossauro das CSS: Maujor aka Maurício Samy Silva. Publicado pela Novatec.
Opinião Geral
Os livros do Maujor funcionam como documentações. São organizados em etapas, possuem uma descrição formal sobre certa propriedade, função ou tag, e até um exemplo de uso dela.
É um ótimo livro, e eu indico a compra, seja para primeiros estudos ou consultas.
Capítulo 1 – Apresentação da HTML5
E este livro sobre html5 não é diferente. Começa com uma introdução motivacional sobre a história da web como um todo, desde a invenção, passando pela guerra dos browers, e indo até os dias de hoje com a criação da html5.
Este capítulo ainda fala sobre compatibilidade, degradação graciosa e mostra algumas diferenças entre html e xhtml.
Capítulo 2 – Novidades na HTML5
Na minha edição esse capítulo está na página 54. Creio que seja esse o tópico mais importante para quem comprou este livro. O capítulo vai citar alguns atributos que já conhecemos e alguns que usamos pouco. Logo depois vemos as novas tags, com explicação detalhada da semântica de cada uma delas.
Sugiro ler e reler as novas tags até se sentir confortável por ter entendido o propósito de cada uma delas.
Capítulo 3 – Áudio e vídeo
O capítulo é bem extenso, indo da página 84 até a 140. Mostra o motivo de cada uma dessas tags, assim como exemplos práticos de uso, além de mostrar como manipulá-las com javascript, e cada um dos atributos aceitos por elas.
Capítulo 4 – Canvas
Apesar do capítulo mostrar bem para que serve um canvas apresentando propriedades e como alterá-las, vc não vai sair um expert, e para fazer algo complexo ainda precisa ler um livro específico que fale somente sobre isso e continuar estudando.
Capítulo 5 – Atributos HTML
Agora vem o catálogo de atributos, não só os novos, mas todos eles.
Capítulo 6 – Formulários
Uma das melhores alterações da html5 com certeza foram os formulários. Atributos novos que ajudam na acessibilidade e usabilidade, além de tornar mais simples o desenvolvimento de funcionalidades que antes fazíamos somente com javacript.
Capítulo 7 – Geolocalização
É bom ler este para “saber” da existência e ver como é simples usar. Mas no dia-a-dia, é um assunto que vamos pesquisar no google antes de chegar até a prateleira de livros para consultar.
Os capítulos 3, 4, 7, 8 e 10 não são obrigatórios na sua primeira leitura do livro, então se não vai trabalhar com nenhuma dessas coisas agora, apenas pule e foque nos demais.
Capítulo 8 – Armazenamento de dados
Aqui lemos sobre webstorage e banco de dados.
Capítulo 9 – APIs para comunicação
Sugiro ler este apenas se você realmente estiver pensando em implementar algo que vá usar web messaging websockets. Uma passada de olhos é pelo menos obrigatória para conhecer o que pode ser feito.
Capítulo 10 – Offline
Ainda não tive o prazer de precisar trabalhar com app cache.
Capítulo 11 – Acessibilidade
Esse capítulo realmente vale muito a pena. Na internet é muito difícil achar um conteúdo tão completo e tão fácil de ler.