Entenda porque o Certificado SSL é Importante

Que a internet oferece inúmeras possibilidades e benefícios, ninguém duvida. Mas também se trata de um ambiente perigoso, sendo assim, é fundamental que se pense na segurança online e em como ter um site sob proteção.

No ambiente digital, a segurança é um assunto que tem sido cada vez mais discutido no Brasil. Na internet, todos os dias, há ataques realizados por hackers profissionais, seja em grandes websites ou em sites de pequenos negócios online.

Atualmente, existem recursos que podem minimizar consideravelmente os riscos, principalmente em casos da realização de transações online. Um destes recursos é o certificado digital — uma das ferramentas mais efetivas e seguras para garantir a segurança online.

Entenda sobre o que são os Certificados Digitais

O certificado SSL é importante, pois tem a finalidade de promover uma conexão segura utilizando a criptografia entre o servidor de um site e seus usuários. Esta ferramenta pode ajudar, principalmente, em casos de websites que contêm informações importantes de seus usuários como dados de cartão de crédito. Veja como fazer a máscara aqui.

HTTPS e a criptografia SSL

Para quem tem um negócio online ou para quem pensa em começar algo no meio digital, é fundamental tratar da segurança do negócio. É possível por meio de algumas plataformas, dentre elas, a 1&1 ou Digicert realizar a contratação de planos anuais de certificação digital, em que a pessoa solicita o certificado, envia documentação específica que comprove a sua reputação idônea e em até 24 horas, o recurso do certificado digital já poderá entrar em vigor no website.

Adotar o recurso de um certificado digital é simples, custa muito pouco e vale muito a pena por conta dos benefícios e por prevenir grandes problemas em longo prazo.

Sabia que muitas pessoas ainda se mostram temerosas em relação à realização de transações pela internet? Assim como muitas pessoas sequer se sentem seguras de utilizar o serviço de internet banking, pois a ocorrência de fraudes, de invasões de conta por meio da internet, tem se tornado cada vez mais frequente. Como aumentar a segurança do seu negócio online?

3 dicas básicas para manter a segurança de um e-commerce

1. Fique atento à renovação do certificado SSL (Secure Sockets Layer) – Quando o certificado de segurança em um website expira, não é apenas o responsável do website que terá essa informação, seus usuários também. O cliente ao acessar o site é informado de que se continuar com a transação pode colocar suas informações em risco. Ou seja, isso pode levar ao ferimento da reputação de uma empresa e fazer com que perca muitos clientes.

2. Pagamento na internet – Muitas pessoas se sentem desconfortáveis em oferecer dados de cartão de crédito, sendo assim, há serviços disponíveis como é o caso do PayPal em que o cliente pode realizar a compra em determinado site, sem ter de revelar os dados de cartão de crédito. Há outros recursos que têm ganhado força como é o caso do Bitcoin e a proposta é mesma do PayPal.

Importância do certificado SSL

3. Servir com qualidade no meio virtual – O recurso do certificado SSL é importante, pois se uma empresa está cuidando da própria imagem e reputação, isso reflete sobre os usuários que se sentem mais seguros naquele ambiente. Desde 2014, a Google tornou a certificação SSL um dos fatores que determinam o posicionamento dos sites na busca orgânica. Servir com qualidade na internet hoje, demanda pensar primeiramente na segurança dos clientes.

Manter a segurança de um site não é apenas um cuidado básico de ter um negócio virtual, trata-se de uma responsabilidade principalmente em relação aos usuários/clientes do site. O ambiente digital tem riscos e é fundamental tomar atitudes para prevenir grandes males futuros e por isso o certificado SSL é importante, pois se trata de um recurso que visa a proteção do site e do público-alvo.

2 Comments

  1. Æ!!

    Tive que estudar bastante para escrever o Desconstruindo a web (https://desconstruindoaweb.com.br), e acabei esbarrando com HTTPS. Aqui vão umas informações que adicionam conteúdo relevante:

    Apesar de chamarmos de “SSL”, o SSL morreu faz um tempo. O protocolo que é usado hoje em dia é o TLS.

    Atualmente, não precisamos pagar nada para ter HTTPS no nosso site. O Let’s Encrypt (https://letsencrypt.org/) é uma CA (Certificate Authority) que provê certificados gratuitamente para que você possa usar no seu site. Não tem mais desculpa para não usar.

    Caso você queira utilizar HTTP/2, você precisa usar SSL também. HTTP/2 é *muito* melhor que o HTTP/1.1 que estamos acostumados, portanto, use HTTPS para poder fazer essa migração.

    No livro eu mostrei de uma forma prática porque você precisa usar HTTPS (e SSL/TLS, por consequência), mostrando que qualquer um pode capturar seus dados sem muita dificuldade em uma rede Wi-Fi. Não é uma coisa de Hacker, existe até plugin de browser que faz isso.

    Espero que tenha contribuido para o conteúdo.

    Há braços


    PotHix

  2. Sem dúvida, ter um certificado SSL é fundamental para criar autoridade e segurança para quem faz compras pela Internet. Este é um dos principais critérios que uso ao fazer uma compra.

    A dica do Let’s Encrypt é uma ótima solução. Obrigado por compartilhar.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*