Para me motivar a ler, e fixar o que estou fazendo, vou postar aqui no blog, todo e cada livro que já li.

Algo como a minha impressão sobre ele.

“O Desing do dia-a-dia” de Donald A Norman no início me pareceu ser bem crítico, e antes da explicação, o autor parece não querer que as coisas evoluam. Equipamentos ficam complexos com a tecnologia, um rádio relógio é também despertador, am/fm, poderia ter TV, cafeteira.. e essa evolução da tecnologia dificulta o uso.

A justificativa é: “um design inteligente pode minimizar as dificuldades de uso”. As idéias são muito bacanas, e oferecem uma boa base teórica. Um bom design deve minimizar os erros. Erros acontecem (pessoas comentem quando estes são possíveis).

Conforme avanço na leitura, se torna cada vez mais evidente a formação em psicologia do autor. E então, fica claro que talvez o conceito mais importante do livro são “os erros”. As várias formas de cometê-los o ‘porque erramos’.

Um texto do tipo: “Leia, entenda e em vez de tirar suas conclusões, mude realmente sua forma de ver o mundo.” Muita coisa não é novidade, ou sabemos dela por estarem no nosso dia-a-dia.

Porém, não damos a devida atenção. Norman consegue com esse livro nos levar a rever o óbvio. Pois é necessário que alguém nos diga. Se não, pelo menos eu, continuaria dando pouca ou nenhuma importância para todos esses tão conhecidos detalhes.

Recomendo mesmo a leitura dele. Boa escolha.